Bacia Platina


Localização




Fonte:https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/bacia-platina-uma-das-maiores-bacias-hidrograficas-do-mundo.htm
Figura 1: Mapa com localização da Bacia da Prata.

A bacia da prata fica localizada na região sul da América do Sul, e é formada por três sub-bacias hidrográficas: Bacia do Paraná, Bacia do Paraguai e Bacia do Uruguai. Possuindo cerca de 3.000.000 km² de extensão, a bacia aglomera 5 países da America do Sul: Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.

CURIOSIDADES

- Os três maiores rios da Bacia Platina (Uruguai, Paraná e Paraguai) nascem em território brasileiro.

- A bacia enfrenta um grande desafio, já que o rio Tietê, um dos mais poluídos do Brasil, passa por ela.

- Por conta de sua localização geográfica, ela é um importante meio de comunicação e de transporte entre os países do Mercosul.

Importância na região


A Bacia Platina tem grande potencial econômico visto que além de em grande parte de sua extensão ser navegável, um exemplo disso é a importantíssima hidrovia Tietê-Paraná, que faz a integração entre os países do Mercosul, auxiliando também no escoamento de produtos. Além do mais esta possui um grande potencial para geração de energia elétrica, principalmente na parte que reside em território brasileiro.Estudiosos da área estimam que cerca de 70% das hidrelétricas que operam no Brasil se encontram nesta bacia, com destaque para a Usina de Itaipu que era até pouco tempo a maior do mundo, gerando cerca de 14.000 MW.

Os rios Paraná, Paraguai e entre outros fazem da bacia um grande aliado da economia, pois além de possuir grandes extensões navegáveis e que servem de transporte e comunicação entre os países, ainda delimita uma parte da fronteira e fornece água para consumo doméstico, industrial e agrícola.

O fornecimento de água na região gerou uma enorme potência na economia dos países, um avanço que favoreceu a exportação de produtos, a irrigação de campos agrícolas, na região do rio Paraná, fez dessa área a maior produtora de grãos do mundo, uma colheita que gera aproximadamente 600 milhões de toneladas por ano, além da maior produção de biocombustíveis da América Latina.

Principais rios e sub-bacias

Bacia do Paraná

A bacia do Paraná abrange o Distrito Federal, os estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Santa Catarina, o nordeste da Argentina, a porção leste do Paraguai e o norte do Uruguai, possui uma área de aproximadamente 1,5 milhões de km².




http://professormarcianodantas.blogspot.com.br/2015/01/regiao-hidrografica-do-parana.html

Curiosidades

- Seus principais rios são os rios: Paraná, Grande, Tietê, Paranapanema, Ivaí, Paranaíba e Iguaçu

- É considerada a maior bacia sedimentar do Brasil.

- Possui um grande potencial hidrelétrico devido ao grande volume de água e relevo acidentado

Bacias hidrográficas do Paraguai


Segundo o site infoescola.com, a Bacia do rio Paraguai consiste no conjunto de todos os recursos hídricos convergindo para a área banhada pelos rios Paraguai , Paraná, Cuiabá, Jaurú, Taquari, São Lourenço, Miranda, Manduvirá ,Confuso ,Apa, Aquidaban, Pilcomayo, Bermejo, Corrientes e Salado. A área total da bacia é de 1.100.000 km² e abrange áreas dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul bem como três países vizinhos: Argentina, Paraguai e Bolívia.

Tendo o rio Paraguai como o principal rio deste conjunto, apelidado de "Paraguaizinho", que serve de fronteira com a Bolívia. Seu nome é de origem guarani, e significa "um grande rio", nome que mais tarde batizou o país que hoje conhecemos como Paraguai.

Podendo ser divido em duas partes, a região do pantanal da região hidrográfica do Paraguai segundo Wagner de Cerqueira e Francisco ambos graduados em Geografia são o Pantanal, cerrado e campos, área que está sujeita a inundações periódicas servindo como reservatórios dos rios. Porém os campos e o cerrados tem sido reduzidos devido as atividades agrícolas e mineradoras. Já a parte de planalto é composta predominantemente segundo o infoescola.com por cerrado que também vem sendo prejudicado pelas atividades agrícolas e mineradoras da região por causar a erosão dos solos.Alguns dados do Paraguai segundo o site suapesquisa.com são:

· Comprimento: 2.621 km. Percurso no território brasileiro: 1.693 km, Vazão média: cerca de 360 mil metros cúbicos por segundo. Extensão de sua bacia: cerca de 1,1 milhão de quilômetros quadrados. Altitude da nascente: 300 metros. Principais afluentes: rio São Lourenço, rio Taquari, rio Paraguai Mirim, rio Jaurú, rio Velho e rio Sepotuba.
 Historicamente o rio parguai teve grande importância também, já que foi palco de batalhas entre a tríplice Aliança e o Paraguai entre os anos de 1864 a 1870.




Fonte: http://www.pantanalsantaclara.com 1:

Figura 1: imagem das bacias do paraguai

Bacia do Uruguai


A Bacia do rio Uruguai consiste no conjunto de todos os recursos hídricos convergindo para a área banhada pelo rio Uruguai e seus afluentes, desaguando no estuário do rio da Prata, já fora do território brasileiro. Tal bacia é uma das doze regiões hidrográficas do país, possui uma área de 385.000 km², dos quais 174.612 km² situam-se dentro do Brasil, que segundo o todamateria, essa área corresponde cerca de 2% do território nacional, sendo localizada na região sul do país, abrangendo 384 municípios dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e o país vizinho Uruguai, as principais cidades brasileiras localizadas na bacia são Lages e Chapecó (SC), Uruguaiana, São Borja, Bagé.

Ainda com fontes no todamateria, a bacia do Uruguai é reconhecida pelo grande potencial hidrelétrico, possuindo uma das maiores relações energia/km² do mundo, a região hidrográfica do Uruguai apresenta um grande potencial hidrelétrico, e como a wikipédia

Decorrente do crescimento das atividades agroindustriais na região, muitas áreas foram desmatadas, o que levou a um desequilíbrio ambiental, desde assoreamento de rios e poluição das águas. Dessa forma, a região apresenta pouca vegetação original dos biomas da Mata Atlântica e da Mata de Araucárias.

O rio Uruguai

O rio Uruguai é o mais importante rio da Bacia do Uruguai, como mostrado no site escola.britannica, ele separa os estados brasileiros de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de demarcar a fronteira do Brasil com a Argentina e também desta com a República Oriental do Uruguai. Ele nasce no Brasil, com o nome de rio Pelotas, e corre em direção ao interior do continente. Depois de receber as águas do rio Canoas, seu mais caudaloso afluente, toma o nome de rio Uruguai. Dos seus 1.600 quilômetros de extensão, mais de 1.000 são em território brasileiro.

Segunda o site infoescola, os trechos do rio são classificados como:
superior: é o trecho da junção entre os rios Pelotas e Canoas até a foz do rio Piratini;
médio: corresponde ao trecho da foz do rio Piratini até a cidade de Salto, no Uruguai;
inferior: o trecho final do rio, de Salto até Nueva Palmira, Uruguai, diante da foz do Rio da Prata;

Como o achetudoeregiao demonstra para economia o rio é importante, pois tem dado grande impulso efetuando a navegação por embarcações de pequeno porte nos 210 quilômetros entre São Borja, Itaqui e Uruguaiana. Durante décadas seguidas, incentivos governamentais foram destinados à atividade agrícola. Porém esse avanço causa um problema: a degradação do rio, devido a isso, houve a quase extinção das reservas naturais de matas, resultando na exposição dos recursos hídricos à ação dos fenômenos climáticos. As enxurradas subsequentes geraram erosão, e a consequente turbidez, o envenenamento e o assoreamento dos leitos. Apesar de tudo o rio segue tendo pouca visibilidade no quesito ambiental.

Problemas ambientais


Os seguintes problemas apresentados ocorrem na Bacia da Prata:

· Erosão - a erosão causada pela atividade agrícola, atinge 20 toneladas de terra por ano em regiões com solo basáltico, sendo um dos problemas mais sérios da bacia. Está produzindo uma rápida sedimentação dos reservatórios, destruindo solos adaptados ao reflorestamento, e aumentando os custos da drenagem do rio da Prata na extremidade sul. O aumento da atividade e a expansão da fronteira agrícola, são as causas principais da erosão em larga escala que também produz substanciais alterações no sistema aquático com diminuição da produção primária e prejuízos à biota em geral. Como resultado desta erosão, a sedimentação altera substancialmente o fluxo de água, produzindo grandes ilhas interiores e interferindo com o regime hidrológico e a navegação. Outra causa importante, do ponto de vista qualitativo e quantitativo para o aumento da erosão, é o desmatamento principalmente nas cabeceiras da bacia do Prata. Por exemplo, o estado de São Paulo, tem hoje, menos de 2% da matas primárias que tinha no início do século.

· Poluição e contaminação - o aumento rápido das atividades agrícolas e industriais; o uso e o despejo intensivo dos agrotóxicos e substâncias tóxicas em geral nos sistemas aquáticos tem produzido amplas modificações pela alteração da biota e a contaminação dos sedimentos dos rios, represas e lagoas marginais. A intensa urbanização produziu um amplo efeito de eutrofização com grandes conseqüências na qualidade da água e aumento nos custos do tratamento. Há dados muito importantes sobre os efeitos dos florescimentos de algas fitoplanctônicas principalmente cianobactérias e de macrófitas aquáticas. Por outro lado há efeitos adversos na navegação.

· Outros impactos - o agravamento de enchentes; a perda de áreas alagadas com a construção de represas; a substituição da biota nativa de peixes por espécies exóticas; a intensificação do turismo e recreação; todas estas atividades produzem impactos de grande significado. As áreas críticas para a expansão de atividades de desenvolvimento sustentado na bacia do Prata.

Por outro lado, a instalação de hidrelétricas e hidrovias implica na construção de gigantescos lagos que inundam florestas o que atrapalha a decomposição das arvores que são forçadas a se decompor sem oxigênio o que acaba produzindo metano que contamina a água.

Isso sem falar dos animais, da vegetação – a fauna e a flora sofrem o impacto ambiental da inundação , além das alterações que esses lagos imensos podem provocar nos climas locais – os microclimas.


Referências

· https://www.suapesquisa.com/geografia/bacia_platina.htm

· COLA DA WEB. Bacia platina. Disponível em: <https://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/bacia-platina-a-bacia-do-rio-da-prata>. Acesso em: 28 out. 2017.

· ESTUDO KIDS. Bacia platina. Disponível em: <https://www.estudokids.com.br/a-bacia-platina/>. Acesso em: 28 out. 2017.

· RIOS VIVOS. Bacia do rio da prata. Disponível em: <http://riosvivos.org.br/agua/bacia-do-rio-da-prata/>. Acesso em: 28 out. 2017.

· BIBOCA AMBIENTAL. Bacias hidrográficas brasileiras. Disponível em: <https://bibocaambiental.blogspot.com.br/2012/08/bacias-hidrograficas-brasileira.html>. Acesso em: 28 out. 2017.

· http://professormarcianodantas.blogspot.com.br/2015/01/regiao-hidrografica-do-parana.html

· https://www.suapesquisa.com/geografia/bacia_do_parana.htm

· https://www.todamateria.com.br/bacia-do-parana/

· https://pt.wikipedia.org/wiki/Bacia_do_Paran%C3%A1

· https://www.suapesquisa.com/geografia_do_brasil/rio_paraguai.htm

· https://www.infoescola.com/hidrografia/bacia-do-paraguai

· https://www.todamateria.com.br/bacia-do-paraguai/

· http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/regiao-hidrografica-paraguai.htm

· https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/bacia-platina-uma-das-maiores-bacias-hidrograficas-do-mundo.htm

· https://pt.wikipedia.org/wiki/Bacia_do_rio_Uruguai

· https://www.todamateria.com.br/bacia-do-uruguai/

· https://www.infoescola.com/hidrografia/bacia-do-uruguai/

· https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/rio-Uruguai/483623

· http://www.achetudoeregiao.com.br/rs/alecrim/rio_uruguai.htm

· Águas Doces no Brasil - Capital Ecológico, Uso e Conservação. 2.° Edição Revisada e Ampliada. Escrituras. São Paulo - 2002. Organização e Coordenação Científica: Aldo da C. Rebouças; Benedito Braga. Capítulo 05 - Ecossistemas de Águas Interiores. J

· http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/bacias_hidrograficas/bacia_do_prata.html



Alunos: Vitor Gabriel, Axcell Carvalho, Gabriel Damião, Gabriel Lopes, Humberto Axl e Luan Dhemis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Voltar ao Topo